segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Livro: A Segunda Guerra Mundial: 1944-1945


 Livro: "A Segunda Guerra Mundial: 1944-1945"


Olá a todos! Recrutas sejam bem-vindos e veteranos continuem na guerra! Galera o comentário de vocês aqui é essencial para podemos debater a respeito destas historias e incentivar a continuação do blog!

Hoje vamos falar de um livro muito bom também assim como todos os outros até agora descritos! Porém ele é um pouco diferente, não é um livro de uma única historia, acontecimento ou biografia. Este é um livro com vários fatos separados, se assemelha muito ao “Historia Secreta da Ultima Guerra”, porém este é ilustrado, muito ilustrado! As historias são curtas, normalmente duas paginas para cada uma, mas além das inúmeras ilustrações, ele traz descrição dos generais/oficiais mais importantes de todos os lados da guerra com suas fotos e o mais interessante, o livro traz replicas de diversos documentos secretos, diários, cadernetas, propagandas de guerra da época!!!

 Alguns documentos do livro e outros detalhes

O nome do livro é “A Segunda Guerra Mundial: 1944-1945” de “Richard Overy”, como o próprio nome já deixa claro, são acontecimentos de 1944 e 1945, bom assim como eu falei que faria com o “Historia Secreta da Ultima Guerra”, vou fazer com esse, vou listar todas as historias que tem e vou falando de cada uma conforme o tempo, hoje vamos falar da “A Campanha das Armas V”.

 A Campanha das Armas V

O livro fala que devido ao pesados bombardeio aliado na Alemanha, Hitler buscou uma arma para atacar a Inglaterra a distancia, armas de vingança, dois projetos chamaram mais sua atenção o missel Fieseler-Fi103 (V-1) e o foguete A-4 (V-2), Hitler mudou os nomes porque o “V” representa a Vingança (Vergeltung).

O V-1 voou com êxito em outubro de 1942, teve alguns problemas técnicos, no verão de 1943 Hitler ordenou sua produção em massa, porem os britânicos bombardearam a estação de pesquisa em agosto de 1943 (O livro “Historia Secreta da Ultima Guerra” conta detalhes), com isso as armas só ficaram prontas no verão de 1944.

Graças a uma informação passado por um agente francês (O livro “Historia Secreta da Ultima Guerra” conta detalhes) a Inglaterra tomou conhecimento das bases de lançamento dos V-1  e em uma operação chamada “Crossbow” bombardeou-as, atrasando assim seu progresso, porém mesmo assim mais de 10.000 mísseis foram disparados em direção a Londres e outras cidades, 7.488 atingiram a Inglaterra, 2.419 atingiram Londres, 6.184 pessoas foram mortas.

O V-2 era mais eficaz e mais difícil de prever seu trajeto, dos 517 que atingiram Londres causaram 2.754 mortes, além de que os V-2 podia ser disparado de pequenos silos de qualquer lugar, 1.054 atingiram a Inglaterra no total.

A campanha das armas de vingança foi interrompida pela queda da economia do 3 Reich, mas o V-3 com alncance de 1.600KM já estava desenvolvido e o V-4 que era um foguete terra-ar de alto poder de destruição não teve a verba necessária para ser produzido em massa.

Bom pessoal o livro é diferente dos convencionais mas é muito bom, não é uma historia continua, mas sim diversos fatos pequenamente descritos, com fotos e copias de documentos da época. Abaixo a lista dos tópicos:
OPERAÇÕES 1944-1945;
DIA D;
A BATALHA DA NORMANDIA;
A CAMPANHA DAS ARMAS V;
AS MARIANAS: DEFESA PARA MORTE;
A BATALHA DO MAR DAS FILIPINAS;
OPERAÇÃO BAGRATION;
A DERROTA DA LUFTWAFFE;
O IMPASSE NA ITÁLIA;
A CONSPIRAÇÃO DE JULHO: O GOLPE DE ESTADO;
INVASÃO: OPERAÇÃO COBRA;
O LEVANTE DE VARSÓVIA;
O FIM DA FRANÇA DE VICHY: OPERAÇÃO DRAGOON;
A LIBERTAÇÃO DE PARIS;
OPERAÇÃO MARKET GARDEN;
IUGOSLÁVIA: A LIBERTAÇÃO VINDA DE DENTRO;
A RECONQUISTA DAS FILIPINAS;
A BATALHA DO GOLFO DE LEYTE;
O DESTINO DOS PRISIONEIROS DE GUERRA;
A BATALHA DO BULGE;
O AVANÇO SOVIÉTICO NA ALEMANHA: OPERAÇÃO VÍSTULA-ODER;
A CONFERÊNCIA DE YALTA;
IWO JIMA;
O BOMBARDEIO EM TÓQUIO;
O AVANÇO OCIDENTAL NA ALEMANHA: DO RENO AO ELBA;
OKINAWA;
A LIBERTAÇÃO DOS CAMPOS;
VITÓRIA NA BIRMÂNIA;
A BATALHA DE BERLIM;
OS ÚLTIMOS DIAS NO BUNKER DE HITLER;
VITÓRIA NA ITÁLIA;
A RENDIÇÃO ALEMÃ;
AS BOMBAS ÂTOMICAS;
A RENDIÇÃO JAPONESA;
AS BAIXAS;
OS JULGAMENTOS DOS CRIMES DE GUERRA;
DA GUERRA MUNDIAL Á GUERRA FRIA;

3 comentários:

  1. Gostei do site. A história da 2ª GG me fascina. Tenho alguns livros sobre esse tema. Parabéns pelo blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Nilson pelo prestigio, eu tenho alguns livros e comprei outros, hoje comecei a ler "O Piloto de Hitler".

      Excluir
  2. Já vi esse nas livrarias mas ainda não comprei. Está na minha lista.

    ResponderExcluir