terça-feira, 6 de agosto de 2013

Livro: Novo Capitulo: “Historia Secreta da Última Guerra”




 Esquema de um míssel V-2


Olá entusiastas da segunda guerra! O que estão achando do blog? Estou procurando sempre postar conteúdos de qualidade, elaborados e escritos por mim mesmo para que nós possamos debater e refletir sobre os fatos e resultados da segunda guerra.

Hoje vou falar de duas historias do livro que já comentei aqui, o “Historia Secreta da Última Guerra”, como eu havia dito são muitas historias e vou comentando assim que possível, essas duas que vou comentar hoje se encaixam bem como continuação do conteúdo de ontem, sobre a “A Campanha das Armas V”, uma conta como os ingleses bombardearam a estação de pesquisa das armas e a outra, como um francês alertou a Inglaterra sobre as rampas de lançamento dos mísseis, que por seguinte, também foram bombardeadas.


“Quarenta Minutos que Decidiram a Guerra” – capitulo do livro “História Secreta da Última Guerra”

Estação de pesquisa Peenemunde

Na noite de 17 de agosto de 1943, a RAF (Real Força Aérea Britânica) saiu para um bombardeio noturno a Alemanha, os nazistas acreditavam que seria mais um ataque a Berlim, porém os ingleses tinha informações de uma base de pesquisa que desenvolvia as armas “V”, era a estação de pesquisas da Luftwaffe em Peenemunde, disfarçada entre as árvores de uma floresta, ali ficavam os melhores técnicos e cientistas de engenharia e aeronáutica alemã.

A RAF bombardeou o área sem nenhuma resistência, começando pela casa dos cientistas, em 40 minutos a área era pura chamas, somente na hora do retorno os caças alemães conseguiram causar algumas baixas a RAF. Dos 7.000 cientistas e técnicos, 5.000 morreram ou desapareceram.

Os ingleses comemoraram muito a vitoria, haviam adiando os planos das bombas “V” o suficiente para que elas não garantissem a destruição completa da Inglaterra.


“O Homem que Salvou Londres” – capitulo do livro “História Secreta da Última Guerra”

 Michel Hollard

O Livro conto com o francês Michel Hollard de 45 anos em 1943, ajudou a Inglaterra com informações valiosas, este homem tinha muita raiva do nazismo por ter destruído sua terra natal então resolveu se tornar um espião, é uma historia bem dramática, quando ele conseguiu passar a cerca de arame farpado para a suíça com o plano secreto das armas “V” e a base, um cachorro mordeu seu pé ainda do lado Alemão e depois quase foi morto por dois soldados alemães, mas foi salvo por um soldado suíço.

Hollard descobriu por acaso os planos das armas V-1 em um café, escutou trabalhadores falando das obras imensas, então decidiu investigar e foi se infiltrando na linha inimiga, reuniu outros homem e os infiltrou também para trabalharem nas rampas, desta forma conseguiu projetos valiosos e a localização de todas as rampas, repassou isso para os ingleses que conseguiram bombardear a tempo as rampas, atrasando assim muito o progresso das armas “V”.

Hollard depois ainda foi preso e torturado pelos alemães junto com alguns colegas, foi enviado a um campo de concentração e no final da guerra se safou da morte por muito pouco, após a guerra a RAF (Real Força Aérea Britânica) mandou um avião para buscá-lo e levá-lo a Londres onde recebeu a mais alta condecoração militar que um estrangeiro pode concorrer.

Pessoal para quem não viu, link do livro “Historia Secreta da Última Guerra” História Secreta da Última Guerra, e o das armas "V" que é o de ontem, A Segunda Guerra Mundial: 1944-1945.

Um comentário:

  1. Olá Thiago, tudo bem. Também sou um entusiasta das histórias da 2ª GG. Tenho como hobby o plastimodelismo e ele é focado exclusivamente nas armas utilizadas na 2ª GG, como pode ver em meu blog. Tenho lido vários livros sobre essa guerra e se quiser posso indica-los a você. Nesse momento estou lendo o "1942, O Brasil e sua Guerra Quase Desconhecida", do João Barone. Um abraço.

    ResponderExcluir