quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Documentário: Klaus Barbie o "Carniceiro de Lyon"


 Klaus Barbie na época do nazismo

Olá amigos! Hoje vamos debater de mais um documentário dos “Caçadores de Nazistas” (normalmente não é debate só eu falo! ninguem comenta! kkk), sobre Nikolaus Klaus Barbie, o famoso “Carniceiro de Lion”.


Durante a ocupação nazista na França Klaus Barbie era chefe da gestapo em Lyon, ele foi responsável pela execução de diversos judeus e demais prisioneiros, sempre com crueldade total.

Após o fim a guerra em 1945, Barbie aceitou a oferta dos Estados Unidos para trabalhar como espião americano na Alemanha ocidental, coletando informações sobre os comunistas e repassando para os Estados Unidos. Os Estados Unidos achou mais útil utilizá-lo como espião do que julgá-lo e condená-lo por seus crimes.

Assim que Barbie foi descoberto, os franceses exigiram que os Estados Unidos o deportasse para ser julgado na França, o Estados Unidos por sua vez, resolveu dar fuga a Barbie em troca de seus serviços, ele fugiu para a Itália e de lá para a América do Sul, junto ele recebeu dinheiro e um novo nome Klaus Altmann.

Na América do Sul ele passou por alguns paises como Peru e Bolívia, neste meio tempo os famosos caçadores de nazistas Serge e Beate Klarsfeld começaram a persegui-lo, Barbie construiu uma boa vida, virou um homem de negócios, na Bolívia chegou a trabalhar para o governo Boliviano dando treinamento a eles, e há grandes indícios que ele teve participação fundamental na morte de Che Guevara.

 
 Klaus Barbie na época e seu julgamento

Depois de diversos cercos os Klarsfelds conseguiram encurralar Barbie, este foi preso na Bolívia e extraditado para Lyon na França, onde ele matou tantas pessoas, Barbie foi julgado 1987 e condenado a prisão perpetua, morreu de câncer em 25 de setembro de 1991 aos 77 anos de idade. 

Para quem tem interesse em assistir ao documentário, segue abaixo videos do Youtube, em 5 partes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário