A História Épica da Batalha do Rio da Prata
Bom dia Amigos! Hoje vamos falar de mais um livro, dos
milhões existentes, da segunda guerra mundial, “A Ultima Viagem do Graf Spee: A História Épica da Batalha do Rio da Prata”
de “Michael Powell”, este livro eu comprei no sebo, paguei R$3,00! É um livro
curto, de leitura rápida, de 1956, o meu ainda veio escrito a caneta o nome de
alguém e datado de 1981.
O livro conta a historia da campanha do “encouraçado de
bolso” alemão Graf Spee, uma super maquina de guerra com 6 canhões de 279
milímetros e mais 10 de 150 milímetros, este navio foi designado pelo
alto comando alemão a afundar navios mercantes, uma tristeza para seu capitão
Hans Langsdorff, que queria lutar com navios de guerra.
Encouraçado de bolso Admiral Graf Spee
O Graf Spee consegui afundar 10 navios mercantes, estes
são: Clement, Newton Beach, Ashlea, Huntsman, Trevanion, Holland, Afrika Shell,
Doric Star, Tairoa e Streonshalh. O capitão Langsdorff mostrou ser um digno
oficial e poupava a vida de qualquer um que se entregava e lhes dava
acomodações e comida melhores das que tinha disponível, este era orientado a
evitar navios de guerra, até que um dia, após uma mudança de planos, que
originalmente eram voltar para Alemanha, ele se deparou perto do Uruguai com 3
navios britânicos, o Exter, Ajax e o Achiles. Então resolveu lutar ao invés de
fugir.
A batalha ficou conhecida como “A Batalha do Rio da
Prata”, dos três encouraçados aliados, o Exeter era o maior dos encouraçados
com canhóes de 203 milímetros, assim que foi visto um navio no horizonte o
Exeter foi conferir do que se tratava, logo avisou que era um navio inimigo e
começou a batalha. A batalha foi implacável, no final de enormes bombardeios, o
Exeter estava completamente fora de combate e com varias baixas, mas ainda
conseguia navegar, teve que tomar o sul em
direção as FalkLands. O Achiles foi bem avariado perdeu alguns canhões e teve
baixas. Já o Ajax teve pequenas avarias, dou outro lado, o Graf Spee teve
algumas avarias, perdeu alguns canhões de 150 milímetros, mas continuava em
combate.
Depois do combate principal o Graf Spee empreendeu em
retirada com o Ajax e o Achiles o perseguindo, volta e meia, eles trocavam
algumas salvas de canhões, foi anoitecendo e o Graf Spee consegui adentrar o
porto de Montevidéu, Uruguay. Os prisioneiros ficaram felizes ao saber que em
breve seriam libertados.
Dentro do porto os uruguaios ficaram espantados e
impressionados com o navio, dois comandantes de fragata e corveta foram
recrutados a descobrir qual era o navio e oque fazia ali, logo foram convidados
a subir a bordo e descobriram que era o Graf Spee.
Nessa mesma quarta-feira a noite os embaixadores da
Alemanha, Inglaterra e França começaram um embate junto ao ministro do exterior
uruguaio, enquanto o embaixador alemão pedia abrigo, o inglês e o francês pedia
que o navio fosse expulso, ambos os lados citavam as leis internacionais sobre
portos neutros, a convenção de Haia.
Na quinta-feira uma comissão foi enviada ao navio para
avaliar os danos e determinar o tempo que o navio precisava para o conserto
emergencial, sem considerar as armas, conforme a convenção de Haia, ficou então
decidido que seria dado o prazo de até domingo de noite para o navio partir, o
embaixador alemão e o comandante Langsdorff ficaram enfurecidos, mas tiveram
que aceitar. Enquanto isso multidões de curiosos e jornalistas se concentravam
para ver o famoso “encouraçado de bolso” Admiral Graf Spee.
Na sexta-feira todos no Uruguai vigiavam o Graf Spee, não
se podia fazer nada sem que diversas pessoas vissem, o almirante Harwood que cuidava
da frota que aguardava o Graf Spee pediu as autoridades Ingleses para
conseguirem manter o Graf Spee internado por até terça-feira para que fosse possível
chegar reforços e também pediu que estes espalhassem boatos que haviam diversos
navios aguardando o Graf Spee e não somente os três que lá estavam.
No sábado os Ingleses utilizaram um telefone que sabiam
estar grampeados pelos alemães para pedir combustível a embaixada inglesa da
Argentina para os navios que estavam por ali, a modo que parecesse que tinham vários
navios pela região. Através da embaixada alemã o Comandante Langsdorff
conferenciou algumas vezes com Hitler, e foi lhe dada a ordem que mais tarde
todos saberiam, para afundar o Graf Spee já que acreditava-se que havia em
torno de 13 navios ingleses aguardando sua saída do porto.
Graf Spee Afundando
No Domingo o repórter americano, Mike Fowler, transmitia
cada detalhe, ele fazia a cobertura do evento e transmitia via radio. Este
informou que o Graf Spee estava enviando homens para o navio mercante alemão
S.S. Tacoma, nesse momento já pairava uma duvida no ar. Ao anoitecer, perto das
20:00, o Graf Spee finalmente ligou seus motores e saiu do porto, os navios de
guerra ingleses se preparavam para a luta e iam a todo vapor a seu encontro, quando
logo após sair do porto, acompanhado do S.S. Tacoma o Graf Spee parou, desceram
o pequeno grupo de homens que restava e por ultimo o capitão e foram de lancha
até o S.S. Tacoma, alguns minutos depois começou a sucessão de explosões no
Graf Spee, o grande navio de guerra alemão estava sendo destruído por seus próprios
criadores. Os ingleses ficaram atônitos assim como os uruguaios.
Graf Spee no fundo do mar
Após detonar seu próprio navio, o comandante Langsdorff
garantiu a segurança de seus homens até a Argentina e depois se matou com um
tiro na cabeça enrolado na bandeira da marinha alemã. Langsdorff era um homem
respeitado por todos, inclusive seus inimigos e não suportou ter que detonar o
seu próprio navio.
Comandante Hans Langsdorff
Eu achei o livro bem mais fraco do que os outros que li
por ultimo, mas também para se comparar ao “Memórias da Segunda Guerra
Mundial”, “Os Falsários de Hitler” e “História Secreta da Última Guerra” não é
qualquer um! Porém não deixa de ser um livro interessante, apesar de alguns
erros de impressão, ele relato com muitos detalhes os acontecimentos deste
encouraçado de bolso alemão, que foi obrigado a se explodir por Hitler, o autor
como ele mesmo disse, teve contato direto com a maioria dos homens envolvidos e
tem relatos fieis dos acontecimentos, para quem gosta de historia de navios,
guerras navais ou do próprio Graf Spee que é citado até no livro do Churchill
eu recomendo!
ola
ResponderExcluircara adoro o tema da segunda guerra
o seu blog foi um grande achado pra mim
parabens, e continue com o otimo trabalho
Prezado amigo sua reportagem é muito bao porem o Sr afirma que o navio Holland foi afundado pelo Graf Spee o que acontece ele foi parado pelo Graf Spee para inspeção e depois liberado por se tratar de um navio neutro outra falha o Spee tinha um total de 8 canhões de 150 mm e não 10
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